Atraso de Linguagem​

A aquisição da linguagem é caracterizada como os processos pelos quais o bebê passa para desenvolver a compreensão e emissão de fala e linguagem. Por meio da fala e da linguagem, a criança se constitui como sujeito, constrói sua identidade e se comunica com o meio. Para isso, a criança necessita do bom desenvolvimento de estruturas cerebrais e da correta estimulação do meio em que vive, ou seja, precisa da interação social.

O desenvolvimento da linguagem precisa atingir determinados marcos, seguindo etapas de acordo com a idade cronológica. Quando há um atraso para atingir esses marcos, a criança tem um atraso de linguagem, que, como consequência, pode acarretar problemas de socialização, impedir a comunicação e dificultar o desenvolvimento de mais habilidades sociais e acadêmicas.

 

Quais são as causas para o atraso de Linguagem?

    • Antecedentes familiares;
    • Pouca estimulação;
    • Excesso de exposição a telas;
    • Alterações neurológicas;
    • Síndromes e/ou transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Apraxia de Fala, entre outros;
    • Perda auditiva.
     

    Quando desconfiar de um atraso de linguagem? 

    É necessário que a família esteja atenta ao desenvolvimento da comunicação da criança, principalmente em comparação com seus pares da mesma idade. 

    Os bebês começam a formar suas primeiras palavras com sentido e intenção comunicativa entre 10 e 15 meses de idade. A partir desse momento, por meio da interação e contato com o meio e sua cultura, a criança conhece novas palavras e começa a construir frases com duas ou três palavras (a partir dos 18 meses), aumenta seu vocabulário e inicia a construção de frases com 3 ou mais palavras (a partir dos 2 anos). Quando a criança demora a atingir esses marcos, apresenta dificuldade de imitação, vocabulário reduzido para a idade, pouca intenção comunicativa, dificuldade na brincadeira de faz de conta e busca se comunicar somente por meio do choro e/ou ao apontar, é necessário buscar um fonoaudiólogo para uma avaliação adequada.

     

    Atuação do fonoaudiólogo: 

    O fonoaudiólogo irá avaliar as habilidades de linguagem, definindo os principais objetivos a serem trabalhados em terapia, de acordo com a individualidade e as especificidades de cada criança, buscando aumento do vocabulário e a adequação do discurso. Além disso, é o profissional responsável pelo tratamento por meio da terapia fonoaudiológica e orientação aos familiares.

    Veja também:

    Fonoaudiologia Infantil

    Motricidade Orofacial​

    Motricidade orofacial é a área da fonoaudiologia caracterizada pelo estudo da mobilidade e força dos chamados Órgãos Fonoarticulatórios (lábios, bochechas,

    Ler mais »

    Fale conosco pelo canal de atendimento ao cliente.
    Estamos disponíveis para
    atendê-lo(a) da melhor forma.