Seletividade Alimentar

A Seletividade Alimentar é caracterizada pela tríade de pouco apetite, recusa alimentar e desinteresse pelo alimento. Essa combinação pode resultar em uma restrição à variedade de alimentos consumidos, induzindo comportamento de resistência à experimentação de novos alimentos.

 

Qual a causa da seletividade alimentar? 

Dentre os fatores de risco para dificuldades alimentares, podemos citar: a prematuridade, refluxo gastroesofágico, alergias, desconfortos gastrointestinais, doenças cardiorrespiratórias, esofagite eosinofílica, fatores emocionais, hipo/hipersensibilidade intraoral, hipotonia da musculatura orofacial e dificuldades na mastigação.

 

Quando procurar um fonoaudiólogo? 

Deve-se procurar um profissional da área ao observar sinais como: consumo de variedade ou quantidade de alimentos reduzidas, recusa persistente a novos alimentos, comportamentos negativos frente à alimentação (desinteresse, esquiva, choro, etc.), padrão de aceitação de alimentos (textura, cor, marca ou consistência) e necessidade de uso de distratores durante refeição (eletrônicos).

 

O que o fonoaudiólogo pode fazer nestes casos? 

Diante de dificuldades alimentares, o fonoaudiólogo será o responsável por avaliar e intervir na deglutição, mastigação, respiração e sensibilidade extra e intrabucal. Em conjunto com a equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogos, terapeuta ocupacional, pediatra, gastroenterologista e nutrólogo), terá o objetivo de expandir esse cardápio alimentar e promover uma melhor relação com a alimentação.

Veja também:

Fonoaudiologia Infantil

Motricidade Orofacial​

Motricidade orofacial é a área da fonoaudiologia caracterizada pelo estudo da mobilidade e força dos chamados Órgãos Fonoarticulatórios (lábios, bochechas,

Ler mais »

Fale conosco pelo canal de atendimento ao cliente.
Estamos disponíveis para
atendê-lo(a) da melhor forma.