
Motricidade Orofacial
Motricidade orofacial é a área da fonoaudiologia caracterizada pelo estudo da mobilidade e força dos chamados Órgãos Fonoarticulatórios (lábios, bochechas,
O Transtorno de Leitura e Escrita é definido como uma dificuldade persistente nas habilidades de leitura e escrita de crianças geralmente na idade escolar. Essa dificuldade pode se manifestar tanto na decodificação das palavras, quanto na codificação e/ou compreensão das informações gráficas. Pode apresentar dificuldade para processar os sons e relacioná-los com as letras e sílabas, além de diminuição do vocabulário esperado para a idade. Não possui nenhuma relação com o “nível de inteligência”, porém pode acarretar sérias dificuldades acadêmicas, diminuindo o desempenho escolar – e é neste momento que, geralmente, a família busca um diagnóstico e tratamento. Neste quadro, a dificuldade nestas habilidades está presente desde o início de seu desenvolvimento, portanto não possui relação com o meio em que a criança se encontra. Além disso, é comum existir antecedentes familiares.
Possíveis Manifestações do Transtorno de Leitura e Escrita
As manifestações podem aparecer juntas ou separadamente. É necessário que os familiares estejam atentos às dificuldades escolares das crianças, principalmente na fase de alfabetização.
Atuação do Fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo irá avaliar as dificuldades da criança bem como definir os seus pontos fortes. Na terapia fonoaudiológica, após estabelecer os objetivos a serem trabalhados, irá centralizar os esforços no déficit da criança, treinando as habilidades alteradas, em consonância com a orientação aos familiares e à escola – visando adaptações escolares no que diz respeito a estratégias que podem beneficiar e potencializar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Motricidade orofacial é a área da fonoaudiologia caracterizada pelo estudo da mobilidade e força dos chamados Órgãos Fonoarticulatórios (lábios, bochechas,
Crianças diagnosticadas com TDL podem enfrentar desafios para entender uma mensagem e/ou se expressar. Qual a causa do Transtorno
O Transtorno de Leitura e Escrita é definido como uma dificuldade persistente nas habilidades de leitura e escrita de crianças
Processamento Auditivo Central (PAC) é caracterizado como a forma como os sons são decodificados, analisados e processados pelo cérebro –