Transtorno de Leitura e Escrita

O Transtorno de Leitura e Escrita é definido como uma dificuldade persistente nas habilidades de leitura e escrita de crianças geralmente na idade escolar. Essa dificuldade pode se manifestar tanto na decodificação das palavras, quanto na codificação e/ou compreensão das informações gráficas. Pode apresentar dificuldade para processar os sons e relacioná-los com as letras e sílabas, além de diminuição do vocabulário esperado para a idade. Não possui nenhuma relação com o “nível de inteligência”, porém pode acarretar sérias dificuldades acadêmicas, diminuindo o desempenho escolar – e é neste momento que, geralmente, a família busca um diagnóstico e tratamento. Neste quadro, a dificuldade nestas habilidades está presente desde o início de seu desenvolvimento, portanto não possui relação com o meio em que a criança se encontra. Além disso, é comum existir antecedentes familiares.

Possíveis Manifestações do Transtorno de Leitura e Escrita

    • Dificuldade com palavras visualmente parecidas;
    • Na escrita, trocar letras com sons parecidos;
    • Apresenta erros ortográficos, gramaticais e dificuldade de redigir e organizar um texto;
    • Dificuldade em reconhecer e/ou reproduzir o formato e desenho das letras;
    • Na leitura, trocar a ordem ou omitir as sílabas das palavras;
    • Maior lentidão na leitura;
    • Desatenção;
    • Dificuldade na habilidade de leitura – decodificação e compreensão, principalmente de textos;
    • Dificuldade na fala;
    • Dificuldade com rimas e aliteração;
    • Dificuldade em associar as letras aos sons; entre outros.

     

    As manifestações podem aparecer juntas ou separadamente. É necessário que os familiares estejam atentos às dificuldades escolares das crianças, principalmente na fase de alfabetização.

    Atuação do Fonoaudiólogo

    O fonoaudiólogo irá avaliar as dificuldades da criança bem como definir os seus pontos fortes. Na terapia fonoaudiológica, após estabelecer os objetivos a serem trabalhados, irá centralizar os esforços no déficit da criança, treinando as habilidades alteradas, em consonância com a orientação aos familiares e à escola – visando adaptações escolares no que diz respeito a estratégias que podem beneficiar e potencializar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

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