Transtorno do Processamento Auditivo Central (PAC)​

Processamento Auditivo Central (PAC) é caracterizado como a forma como os sons são decodificados, analisados e processados pelo cérebro – este processo ocorre durante todo o percurso da orelha até o córtex auditivo, para que toda informação vinda do sentido da audição seja compreendida. O PAC envolve diversas habilidades auditivas e, para tanto, necessita de que a audição esteja preservada.

A dificuldade neste processamento resulta no Transtorno do Processamento Central (TPAC). Uma queixa muito comum no TPAC é “ouço, mas não entendo” – já que é justamente o processamento do som que está alterado.

Quais manifestações geram um alerta para TPAC?

As manifestações do TPAC geralmente são percebidas na idade escolar, uma vez que estas habilidades são mais exigidas nesta fase. Algumas das principais manifestações do TPAC são:

  • Dificuldade para compreender informações quando em ambiente ruidoso;
  • Comumente não entende piadas de duplo sentido;
  • Dificuldade em localizar de qual direção vem o som;
  • Dificuldade para se lembrar de informações sonoras;
  • Dificuldade para dar recados e/ou contar histórias;
  • Dificuldade na compreensão de textos;
  • Facilmente distraído e, muitas vezes, desorganizado.

Em que o fonoaudiólogo pode auxiliar nos casos de TPAC?

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar a avaliação de PAC, ou seja, ele é responsável por avaliar as habilidades auditivas, classificando as respostas como adequadas ou não para a idade. Além disso, o fonoaudiólogo realiza o treinamento auditivo com as pessoas diagnosticadas com TPAC, auxiliando no treinamento das habilidades auditivas para a sua adequação.

Veja também:

Fonoaudiologia Infantil

Motricidade Orofacial​

Motricidade orofacial é a área da fonoaudiologia caracterizada pelo estudo da mobilidade e força dos chamados Órgãos Fonoarticulatórios (lábios, bochechas,

Ler mais »

Fale conosco pelo canal de atendimento ao cliente.
Estamos disponíveis para
atendê-lo(a) da melhor forma.