
Competência Comunicativa
A comunicação tem um impacto profundo e multifacetado nas nossas vidas, influenciando desde nossas relações pessoais até nossas oportunidades profissionais.
Os transtornos da fala na fase adulta geralmente resultam de danos no sistema nervoso central ou periférico, sendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) as causas mais comuns de danos cerebrais. Os diagnósticos mais frequentes são a disartria e a apraxia verbal e/ou não verbal. Doenças degenerativas, como Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Ataxias, Miastenia, entre outros, também podem comprometer a fala dos pacientes. Alterações estruturais decorrentes, por exemplo, de procedimentos cirúrgicos para o tratamento de câncer, também podem levar ao comprometimento da produção oral.
Quem precisa de reabilitação dos transtornos de fala?
Com relação aos dois diagnósticos mais frequentes:
Apraxia de Fala: Relacionada à dificuldade dos indivíduos em sequenciar os movimentos da fala de maneira voluntária. Geralmente, os pacientes com apraxia apresentam fala lentificada, pior emissão de palavras longas, dificuldade para iniciar as palavras e melhora da fala quando recebem pistas (por exemplo, repetição olhando para os lábios de um interlocutor).
Disartria: Relacionada a alterações no controle muscular dos órgãos e mecanismos envolvidos na produção oral, com dificuldade para articular com clareza os sons, sensação de fala nasal, dificuldade para controlar a respiração durante uma conversa, diminuição ou aumento da velocidade da fala e mudança de características vocais (por exemplo, voz com qualidade mais rouca e fraca).
O que o Fonoaudiólogo pode fazer?
O acompanhamento fonoaudiológico visa a reorganização dos sistemas que comprometem a inteligibilidade da fala dos pacientes, com melhora do planejamento motor ou das bases motoras da fala, através de exercícios específicos para cada tipo de manifestação.
A comunicação tem um impacto profundo e multifacetado nas nossas vidas, influenciando desde nossas relações pessoais até nossas oportunidades profissionais.
Na paralisia facial, ocorre a perda total ou parcial dos movimentos do rosto devido a algum comprometimento no nervo facial.
Nossa voz é produzida na laringe, local onde estão localizadas nossas “cordas vocais”, estrutura responsável juntamente com os órgãos fonoarticulatórios
O sono é essencial para o descanso e a recuperação de energia, mas alguns fatores podem perturbar o sono da